CartaExpressa
Cotada para a vice de Paes no Rio, Anielle Franco deve se filiar ao PT
A ministra da Igualdade Racial não apontou uma data para a possível filiação
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, deve se filiar ao PT no início deste ano, em meio à possibilidade de ocupar a vice na chapa encabeçada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), em sua tentativa de reeleição.
“Por enquanto, apenas tenho o desejo de me filiar agora no início de 2024, ainda sem data”, disse Anielle à CNN Brasil. “Esse desejo sempre existiu, mas, com o ano atribulado de estruturação do ministério, não tivemos a chance. Estamos realizando algumas conversas ainda.”
Paes lidera as intenções de votos no Rio, segundo uma pesquisa Atlas Intel divulgada em 31 de dezembro. Com 36,2%, o prefeito é seguido pelos deputados federais Alexandre Ramagem (PL), com 19,1%, e Tarcísio Motta (PSOL), com 17,8%.
Anielle se destacou como uma liderança na luta pelos direitos das mulheres negras e periféricas, sobretudo depois de assumir a diretoria do Instituto Marielle Franco, criado após o assassinato da irmã, em 2018.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Líder do governo na Câmara declara apoio a Boulos para prefeitura de SP
Por CartaCapital
Boulos lidera disputa pela prefeitura de São Paulo, diz pesquisa Atlas
Por CartaCapital
Por que a perseguição ao Padre Júlio Lancellotti virou um problema para Ricardo Nunes
Por Ana Luiza Basilio


