CartaExpressa

Coronel do Exército ainda tenta tirar processo da trama golpista do STF, mas fracassa

A Corte condenou Reginaldo de Abreu a 15 anos e seis meses de prisão

Coronel do Exército ainda tenta tirar processo da trama golpista do STF, mas fracassa
Coronel do Exército ainda tenta tirar processo da trama golpista do STF, mas fracassa
O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Gustavo Moreno/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes rejeitou um novo apelo do coronel do Exército Reginaldo de Abreu para declarar a incompetência da Corte no processo sobre a tentativa de golpe de Estado. A Corte já decidiu em diversas ocasiões ser o foro correto para o caso.

Abreu integrava o núcleo 4 da trama golpista, conforme a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Em outubro de 2025, a Primeira Turma o condenou a 15 anos e seis meses de prisão.

O grupo do qual o coronel fazia parte era conhecido como o núcleo da desinformação. Ao alegar a incompetência do STF, afirmou que a ação deveria tramitar na Justiça Eleitoral, uma vez que a denúncia tratava, entre outros pontos, da propagação de notícias falsas sobre as eleições.

Segundo Moraes, porém, a Primeira Turma já enfrentou esses argumentos no julgamento da ação penal. “Desse modo, resta caracterizada a perda superveniente do objeto do presente Agravo Regimental, bem como do pedido cautelar de suspensão da Ação Penal, uma vez que o processo principal já foi julgado”, concluiu, em decisão assinada em 8 de junho.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo