CartaExpressa
Contribuinte terá até maio para finalizar a declaração do Imposto de Renda; veja as datas
As novas regras para o IRPF devem ser anunciadas em 27 de fevereiro


A Receita Federal informou nesta terça-feira 14 que a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 deverá ocorrer entre 15 de março e 31 de maio.
O prazo, ampliado em um mês, pretende facilitar o envio dos documentos com o uso da declaração pré-preenchida. O modelo permite encaminhar quase todas as informações de forma automática.
“A (declaração) pré-preenchida proporciona menos erros e maior comodidade ao contribuinte”, justificou em nota o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa do IR.
Segundo ele, a maior parte das informações que constarão na declaração só chegará à Receita no final deste mês, o que exige um prazo maior para a consolidação dos dados.
As novas regras para o IRPF 2023 devem ser anunciadas em 27 de fevereiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.