CartaExpressa
Consultoria técnica do Senado diz que reeleição de Alcolumbre viola a Constituição
Davi Alcolumbre está atua pela sua reeleição
Uma consultoria legislativa do Senado Federal, feita a pedido do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), diz que a reeleição dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado violam a Constituição.
O senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado até o começo do próximo ano, atua para tentar se reeleger e ficar no cargo até 2023. O assunto chegou a ser enviado ao STF e aguarda julgamento. O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou em parecer que o assunto deve ser decidido pelo Congresso.
“Qualquer que seja o critério hermenêutico adotado para a leitura do texto constitucional quanto ao critério adotado para a eleição das Mesas das Casas do Congresso Nacional, parece-nos inequívoco que, no mandato subsequente, dentro da mesma legislatura, é vedada a reeleição para os mesmos cargos”, afirma o texto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.