CartaExpressa
Consignado CLT: simulações chegam a 36 milhões; 7 mil contratos foram fechados
Os trabalhadores podem utilizar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia do pagamento
O Ministério do Trabalho informou que recebeu, até as 11h deste domingo, 36 milhões de pedidos de simulações para pedidos de empréstimos consignados para trabalhadores do setor privado.
Ainda de acordo com a pasta, foram solicitadas 3,1 milhões de propostas e 7644 contratos foram fechados, por meio do aplicativo da Carteira do Trabalho Digital.
O presidente Lula assinou, no último 12, uma medida provisória que cria uma linha de crédito consignado para trabalhadores formais do setor privado, incluindo empregados rurais, domésticos e microempreendedores individuais (MEI).
Os trabalhadores podem utilizar parte do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia do pagamento. As parcelas são quitadas com desconto no contracheque, ou seja, diretamente no salário do funcionário que pega um empréstimo em uma instituição financeira.
O ministro Luiz Marinho, tem alertado aos trabalhadores que não tenham “pressa” em contratar o consignado e que esperem as 24 horas para que todas as instituições financeiras habilitadas mandem as suas propostas, garantido, assim, taxas mais baixas de juros. A prestação mensal do empréstimo não poderá ultrapassar 35% do salário do trabalhador.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Correligionário de Tarcísio, ministro diz que estará com Lula nas eleições de 2026
Por CartaCapital
De olho no mercado asiático, Lula e ampla comitiva viajam ao Japão e ao Vietnã
Por CartaCapital
Gleisi rebate Kassab e diz que ele está sendo ‘injusto’ em críticas a Lula
Por CartaCapital


