CartaExpressa
Consentimento de menor de 14 anos não afasta estupro de vulnerável, reforça STF
Para Kassio Nunes Marques, habeas corpus seria incabível também por razões processuais
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal negou, por unanimidade, o habeas corpus de um homem que buscava se livrar de uma condenação por estupro de vulnerável sob o argumento de que houve consentimento. O julgamento ocorreu no fim de outubro e o colegiado publicou o acórdão no início deste mês.
A defesa contestava a decisão de um ministro do STJ que rejeitou seu HC. No Supremo, prevaleceu o voto do relator, Kassio Nunes Marques, para quem o instrumento é incabível na tentativa de reverter uma determinação proferida por magistrado de um tribunal superior.
Além disso, frisou o ministro, não há ilegalidade evidente a justificar a concessão de uma ordem de ofício, uma vez que o STF já fixou o entendimento de que é irrelevante o consentimento de uma vítima menor de 14 anos para a configuração do crime de estupro de vulnerável. Há no caso, portanto, uma presunção absoluta de violência.
Acompanharam Kassio os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e André Mendonça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula quer Pacheco na linha de frente da campanha por Messias no STF
Por Vinícius Nunes
STF publica acórdão e abre prazo para novos recursos de Bolsonaro
Por CartaCapital
Governo do Rio diz ao STF que megaoperação deve ser reconhecida como ‘política pública’
Por Wendal Carmo



