CartaExpressa

Conselho do Senado discute remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais

Tramitam no Poder Legislativo três projetos sobre o tema, um deles apresentado pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ)

Conselho do Senado discute remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais
Conselho do Senado discute remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais
Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A remuneração de conteúdo jornalístico pelas plataformas digitais será o tema de uma audiência pública do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, na segunda-feira 4.

Confirmaram presença na agenda a professora da Universidade de Brasília Marisa von Bülow; o presidente da Associação Nacional de Jornais, Marcelo Rech; e o diretor-executivo do InternetLab, Francisco Britto Cruz. 

Tramitam no Congresso três projetos sobre o tema. Um deles, o PL 2.370/2019, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), altera a Lei dos Direitos Autorais para, entre outras medidas, obrigar plataformas digitais a remunerar artistas e empresas jornalísticas pelo conteúdo criado. 

O assunto chegou a ser debatido pelo Conselho em novembro de 2023, quando os participantes ressaltaram que a sustentabilidade da comunicação social passa, entre outras ações, pela remuneração financeira do conteúdo jornalístico e a regulamentação das plataformas digitais.

(Com informações da Agência Senado)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo