CartaExpressa

Conselho de Ética decide abrir processo que pode levar à cassação de Dr. Jairinho

O vereador é acusado de matar o enteado Henry Borel, de 4 anos

Dr. Jairinho, namorado de Monique Medeiros da Costa e Silva, mãe do menino Henry Borel, sae da Delegacia de Polícia da Barra da Tijuca (16ªDP) após prestar depoimento sobre a morte do menido de 4 anos. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Conselho de Ética da Câmara do Rio de Janeiro aprovou nesta segunda-feira 26, por unanimidade, a decisão de mover uma representação que pode levar à cassação do mandato do vereador Dr. Jairinho. Expulso do Solidariedade e preso desde o dia 8 deste mês, Jairinho é acusado de matar o menino Henry Borel, de 4 anos.

O processo que se abre com a representação pode demorar 70 dias para ser concluído.

O documento, depois de ser apresentado formalmente, segue à Mesa Diretora, que o envia à Comissão de Justiça para aprovar a legalidade jurídica. Em seguida, volta ao Conselho de Ética, que ouvirá Dr. Jairinho e o parecer de um relator escolhido por sorteio.

Após parecer favorável aprovado no Conselho de Ética, será a vez de o plenário votar a cassação do vereador, necessitando de dois terços para autorizar a punição.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar