CartaExpressa
Conselho de Ética da Câmara abre processo para apurar deboche de Eduardo Bolsonaro contra Miriam Leitão
Caso o conselho dê aval ao seu prosseguimento, o processo pode levar à suspensão ou cassação do mandato do filho do presidente
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados abriu, nesta quarta-feira 4, um processo para apurar a conduta do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao comentar, em tom de deboche, o fato de a jornalista Miriam Leitão ter sido torturada durante a ditadura.
No início de abril, o deputado reagiu a uma publicação feita pela jornalista na qual apontava Jair Bolsonaro como ‘inimigo confesso da democracia’. Em sua resposta, Eduardo Bolsonaro escreveu: “Ainda com pena da cobra”, associação que foi feita com o uso de um emoji do animal.
Miriam Leitão foi presa e torturada pelo governo militar durante a ditadura. A jornalista estava grávida. Em uma das sessões de tortura, foi deixada nua em uma sala escura com uma cobra.
Após a publicação, os partidos PCdoB, Rede, PSOL e PT moveram representações no Conselho de Ética, pedidos que deram origem a instauração do processo nesta quarta. Caso o conselho dê aval ao seu prosseguimento, após avaliação de parecer do relator, o processo pode levar à suspensão ou cassação do mandato do parlamentar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Bolsonaro não está se aproximando, apenas recuperou eleitores de Moro, avalia Lula sobre pesquisas
Por Getulio Xavier
Forças Armadas reproduzem discurso de Bolsonaro e questionam TSE sobre eleição
Por CartaCapital



