CartaExpressa
Conselho de Ética aprova por unanimidade o relatório que pede a cassação de Gabriel Monteiro
O vereador do PL é investigado por estupro, assédio e por forjar vídeos na internet. O caso será levado ao Plenário na semana que vem


O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade, nesta quinta-feira 11, o relatório que pede a cassação do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. Os sete integrantes do colegiado seguiram a recomendação do vereador Chico Alencar (PSOL), relator do processo.
No documento, Alencar afirma que que os atos praticados por Monteiro “são inquestionavelmente graves” e que o “exercício de mandato público é respeito à dignidade, sobretudo dos mais vulneráveis, e não postura de manipulação, arrogância e mandonismo”. O vereador do PL é investigado por estupro, assédio e por forjar vídeos na internet.
Com a aprovação do relatório, o caso será levado para votação no plenário da Casa na próxima terça-feira 16. Os vereadores decidirão se Monteiro sairá do processo como inocente ou culpado – e, neste caso, qual será a punição devida.
Para cassar o mandato de Gabriel Monteiro são necessários 34 votos. Já para aprovar uma suspensão de mandato será preciso obter 26 votos dos 50 possíveis.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Gabriel Monteiro fazia sexo com menores na frente de todos, acusam ex-assessores
Por Estadão Conteúdo
Relatório do Conselho de Ética defende a cassação de Gabriel Monteiro
Por Marina Verenicz