CartaExpressa
Congresso vigia os avanços democráticos e não permitirá retrocessos, diz Pacheco
‘Patriotas são os que unem o Brasil, não os que querem dividi-lo’


O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), usou as redes sociais nesta segunda-feira 16 para se manifestar sobre a crescente tensão institucional provocada pelo presidente Jair Bolsonaro.
Pacheco afirmou que “o diálogo entre os Poderes é fundamental e não podemos abrir mão dele, jamais” e que “fechar portas, derrubar pontes, exercer arbitrariamente suas próprias razões são um desserviço ao País”.
“Portanto, é recomendável, nesse momento de crise, mais do que nunca, a busca de consensos e o respeito às diferenças. Patriotas são aqueles que unem o Brasil, e não os que querem dividi-lo”, prosseguiu.
O demista ainda escreveu que “os avanços democráticos conquistados têm a vigorosa vigilância do Congresso, que não permitirá retrocessos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Cármen Lúcia dá 24 horas para Aras se manifestar sobre notícia-crime contra Bolsonaro: ‘Fatos graves’
Por Leonardo Miazzo
Rodrigo Maia: Bolsonaro ataca o STF para tentar golpe
Por CartaCapital
Governadores saem em defesa do STF contra ameaças de Bolsonaro
Por CartaCapital