CartaExpressa
Congresso pode aprovar desconto em imposto sobre compras internacionais acima de US$ 50
A previsão consta do texto chancelado pelo Senado nesta semana, mas a matéria passará por uma nova votação na Câmara
A proposta aprovada pelo Senado para aplicar uma taxação federal de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares prevê uma redução no imposto de importações acima desse valor.
Como houve mudanças na redação, a Câmara dos Deputados – que já havia analisado a matéria – terá de votar o texto mais uma vez. Novas alterações, portanto, podem ocorrer.
Atualmente, sobre as compras internacionais entre 50 dólares e 3 mil dólares há um imposto de 60%. A redação chancelada pelo Senado não altera essa alíquota, mas fixa um desconto de 20 dólares no tributo a pagar (cerca de 106 reais, conforme a cotação nesta sexta-feira 7).
O fim da isenção a pequenas importações é uma demanda do varejo brasileiro que atingirá plataformas de e-commerce como Shein e AliExpress.
Em agosto de 2023, por meio do Remessa Conforme, o governo federal isentou essas compras do Imposto de Importação, de 60%. Atualmente, no caso das empresas que aderiram ao programa, os compradores pagam apenas 17% de ICMS, estadual.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Relator da taxação de compras de US$ 50 projeta votação na Câmara na próxima terça
Por CartaCapital
Projeto que regulamenta os cigarros eletrônicos no Brasil entra na pauta no Senado
Por CartaCapital
Criminalização da apologia à tortura e à ditadura avança no Senado
Por CartaCapital



