CartaExpressa
Congresso derruba veto de Lula ao Marco Temporal: confira como votaram deputados e senadores
O Supremo Tribunal Federal já declarou inconstitucional a tese ruralista e, por isso, o caso tende a ser judicializado


O Congresso Nacional derrubou, nesta quinta-feira 14, o veto do presidente Lula (PT) ao trecho de uma lei que estabelecia um Marco Temporal para a demarcação de terras indígenas no País. O Supremo Tribunal Federal, porém, já declarou inconstitucional a tese ruralista e, por isso, o caso tende a ser judicializado.
Entre os deputados, houve 321 votos favoráveis à queda do veto e 137 contrários. No Senado, o placar foi de 53 a 19.
Confira como votou cada senador:
Veja também como votou cada deputado:
camara_leg_br_internet_votacao_mostraVotacao_asp_ilativa_O_numSessao_23_indTipoSessao_E_tipo_partidoApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.