Congressistas americanos chegam ao Brasil para reuniões com ministros de Lula

Os parlamentares também se encontrarão com funcionários de alto nível do governo e representantes de movimentos sociais

A cooperação bipartidária está fadada ao fracasso, alerta Ocasio-Cortez. (FOTO: Stale Grut/NRKBeta)

Apoie Siga-nos no

Uma delegação de congressistas americanos do Partido Democrata chega nesta segunda-feira 14 ao Brasil para participar de uma série de reuniões com ministros, funcionários de alto nível do governo, parlamentares brasileiros e representantes de movimentos sociais.

Segundo o Centro de Pesquisa Econômica e Política, que patrocina a agenda, o objetivo é aprender sobre os principais esforços do Brasil para defender a democracia, impulsionar a transição verde e recuperar direitos sociais.

Integram a comitiva os democratas Alexandria Ocasio-Cortez, Joaquin Castro, Nydia Velázquez, Greg Casar e Maxwell Frost, além da chefe de gabinete do senador Bernie Sanders, Misty Rebik.

Alexandria e Joaquin chegaram a pedir a extradição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dos Estados Unidos após os atos golpistas do 8 de Janeiro.

Estão previstas, no Palácio do Planalto, reuniões com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com Celso Amorim, assessor internacional do presidente Lula.

No Palácio do Itamaraty, os congressistas se encontrarão com a secretária-geral Maria Laura da Rocha a fim de discutir os planos do Brasil para liderar a cúpula do G20 em 2024.


Ainda há uma visita ao Senado, onde os congressistas se reunirão com a relatora da CPMI do 8 de Janeiro, Eliziane Gama (PSD-MA).

Compõe a agenda, também, um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para tratar do Plano de Transição Ecológica do governo, anunciado na sexta-feira 11. Com a deputada Célia Xakriabá (PSOL-MG), o grupo debaterá a proteção dos territórios indígenas.

A delegação, por fim, conversará com representantes da Central Única dos Trabalhadores, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.