CartaExpressa
Comissão que investiga ataque ao Capitólio convida integrantes da CPMI do 8 de Janeiro para agenda nos EUA
O encontro focará na ‘discussão sobre a defesa da democracia baseada nas experiências das comissões parlamentares’


Deputados e senadores que integraram a CPMI do 8 de Janeiro foram convidados pelo Congresso dos Estados Unidos para participar de um evento em 2 de maio sobre o fortalecimento da democracia nos dois países.
O convite, ao qual CartaCapital teve acesso, partiu do deputado democrata Jamie Raskin, presidente do colegiado que investiga o ataque ao Capitólio em 6 de Janeiro de 2021. A agenda focará na “discussão sobre a defesa da democracia baseada nas experiências das comissões parlamentares”.
Entre os convidados estão os senadores Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Eliziane Gama (PSD-MA) e Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), além dos deputados Rafael Brito (MDB-AL), Rogério Correia (PT-MG) e Laura Carneiro (PSD-RJ).
A intenção é criar um espaço de diálogo entre as autoridades responsáveis por investigar os dois episódios, que representaram graves ameaças à ordem democrática.
Os parlamentares brasileiros pretendem aproveitar a ida aos EUA para participar de reuniões com integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA e com o Departamento de Estado Americano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PSOL pede que STF inclua Eduardo Bolsonaro e Gustavo Gayer nas investigações do 8 de Janeiro
Por Camila da Silva
Trump diz que libertará manifestantes do Capitólio se for eleito
Por AFP