CartaExpressa

Comissão do Senado aprova proposta que veda o uso de banheiros em escolas com base na identidade de gênero

O autor do projeto é o bolsonarista Magno Malta (PL-ES). O texto ainda tem de passar por mais uma comissão antes de chegar ao plenário

Comissão do Senado aprova proposta que veda o uso de banheiros em escolas com base na identidade de gênero
Comissão do Senado aprova proposta que veda o uso de banheiros em escolas com base na identidade de gênero
Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, nesta quarta-feira 28, um projeto de lei que proíbe a utilização de banheiros em escolas com base na identidade de gênero. O autor da proposta é o bolsonarista Magno Malta (PL-ES).

Na justificativa do PL, Malta alega que “exigir que os alunos compartilhem banheiros e vestiários com membros, crianças e adultos do sexo biológico oposto gera constrangimento potencial, vergonha e danos psicológicos”.

Para se converter em lei, o texto ainda tem de ser analisado pela Comissão de Educação e pelo plenário do Senado, antes de eventualmente chegar à Câmara dos Deputados.

A proposta recebeu um parecer favorável do relator, o senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). Segundo ele, a vedação “em nada fere direitos de pessoas que não se identificam com seu sexo biológico, mas busca, sim, evitar a exposição de meninas e meninos a situações constrangedoras e embaraçosas”.

A aprovação ocorreu em votação simbólica, ou seja, sem contagem individual dos votos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo