CartaExpressa
Comissão da Câmara barra PL que estendia benefícios fiscais a jogos eletrônicos
Para o relator, Merlong Solano (PT-PI), a proposta apresenta ‘significativos desafios à responsabilidade fiscal’


A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados rejeitou um projeto de lei que estendia benefícios fiscais da Lei de Informática a jogos eletrônicos para uso doméstico. A tendência é o arquivamento do texto, a menos que haja recurso para análise no plenário.
O colegiado aprovou o parecer do relator, deputado Merlong Solano (PT-PI), contra a proposta. “Embora o objetivo seja aparentemente meritório, ao criar condições mais favoráveis para jogos eletrônicos, a aprovação da proposta apresenta significativos desafios à responsabilidade fiscal e ao equilíbrio tributário.”
Solano rechaçou o projeto original, do ex-deputado Antonio Carlos Mendes Thame, e um substitutivo da Comissão de Ciência e Tecnologia. Outras duas propostas que tramitvam em conjunto também foram barradas.
O substitutivo zerava alíquotas de contribuições sociais (PIS/Cofins) sobre a importação de jogos eletrônicos de uso domiciliar e autorizava o Executivo a avaliar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, o IPI.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Câmara aprova projeto que exclui ilicitude de policiais infiltrados no combate a facções
Por CartaCapital
Câmara aprova PL sobre combate ao crime organizado e concorre com PEC do governo Lula
Por CartaCapital
Câmara aprova regime de urgência para 3 projetos de lei; veja a lista
Por CartaCapital