CartaExpressa

Comissão da Câmara aprova pedido de deputado bolsonarista para debater Barbie trans

Otoni de Paula (MDB) propôs uma audiência pública para debater a venda da boneca feita em homenagem a uma atriz. O pedido é baseado no falso argumento de que a boneca viria “com órgão sexual masculino”

Apoie Siga-nos no

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 01, um requerimento que solicita a realização de uma audiência pública para debater a nova edição especial da boneca Barbie, lançada em homenagem à atriz trans Laverne Cox.

Forte aliado de Jair Bolsonaro e vice-líder do governo na Câmara, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) diz que a iniciativa busca debater as “implicações psicossociais em crianças”, sob a alegação de que o brinquedo serviria como instrumento para “confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino”.

O deputado pede também que a Comissão convoque um representante da fabricante Mattel, responsável pela confecção do brinquedo, acompanhado de um integrante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

O principal argumento do deputado é que a boneca viria “com órgão sexual masculino”. Não é verdade. Assim como as linhas regulares de brinquedos ligados à Barbie, a boneca em homenagem a atriz não possui detalhes em sua confecção que remetam ou façam alusão a genitálias.

Na sessão de aprovação a pauta recebeu apoio do parlamentar Pastor Sargento Isidório (AVANTE-BA), que defendeu que o sexo é anunciado pelos médicos no nascimento e que a boneca seria uma “perversão contra as crianças”

Nas redes, o lançamento da boneca tem gerado controvérsia e se tornou alvo de ataques do bolsonarismo. Por ser investigado pelo Inquérito das Fake News, Otoni não tem acesso às suas próprias redes sociais. Em descumprimento a decisão do ministro Alexandre de Moraes, contudo, o parlamentar utiliza perfis de terceiros para compartilhar vídeos com ataques a Mattel.

Quem é Laverne Cox?

A atriz americana Laverne Cox, de 50 anos, foi a primeira mulher negra transgênero a ser indicada ao Emmy por sua participação na série da Netflix Orange Is The New Black.

O lançamento da boneca inspirada em Laverne faz parte da coleção Tributte Collection, uma linha especial da Mattel que homenageia pessoas reais e grandes figuras na sociedade, como a Rainha Elizabeth II.

Nas redes, a empresa americana diz que a primeira Barbie trans “faz parte de seu compromisso em continuar aumentando a diversidade” em seus brinquedos.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar