CartaExpressa

Comissão da Câmara aprova pedido de deputado bolsonarista para debater Barbie trans

Otoni de Paula (MDB) propôs uma audiência pública para debater a venda da boneca feita em homenagem a uma atriz. O pedido é baseado no falso argumento de que a boneca viria “com órgão sexual masculino”

Comissão da Câmara aprova pedido de deputado bolsonarista para debater Barbie trans
Comissão da Câmara aprova pedido de deputado bolsonarista para debater Barbie trans
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira 01, um requerimento que solicita a realização de uma audiência pública para debater a nova edição especial da boneca Barbie, lançada em homenagem à atriz trans Laverne Cox.

Forte aliado de Jair Bolsonaro e vice-líder do governo na Câmara, o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) diz que a iniciativa busca debater as “implicações psicossociais em crianças”, sob a alegação de que o brinquedo serviria como instrumento para “confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino”.

O deputado pede também que a Comissão convoque um representante da fabricante Mattel, responsável pela confecção do brinquedo, acompanhado de um integrante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

O principal argumento do deputado é que a boneca viria “com órgão sexual masculino”. Não é verdade. Assim como as linhas regulares de brinquedos ligados à Barbie, a boneca em homenagem a atriz não possui detalhes em sua confecção que remetam ou façam alusão a genitálias.

Na sessão de aprovação a pauta recebeu apoio do parlamentar Pastor Sargento Isidório (AVANTE-BA), que defendeu que o sexo é anunciado pelos médicos no nascimento e que a boneca seria uma “perversão contra as crianças”

Nas redes, o lançamento da boneca tem gerado controvérsia e se tornou alvo de ataques do bolsonarismo. Por ser investigado pelo Inquérito das Fake News, Otoni não tem acesso às suas próprias redes sociais. Em descumprimento a decisão do ministro Alexandre de Moraes, contudo, o parlamentar utiliza perfis de terceiros para compartilhar vídeos com ataques a Mattel.

Quem é Laverne Cox?

A atriz americana Laverne Cox, de 50 anos, foi a primeira mulher negra transgênero a ser indicada ao Emmy por sua participação na série da Netflix Orange Is The New Black.

O lançamento da boneca inspirada em Laverne faz parte da coleção Tributte Collection, uma linha especial da Mattel que homenageia pessoas reais e grandes figuras na sociedade, como a Rainha Elizabeth II.

Nas redes, a empresa americana diz que a primeira Barbie trans “faz parte de seu compromisso em continuar aumentando a diversidade” em seus brinquedos.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo