CartaExpressa

Comissão da Câmara aprova convites a Silveira e Prates para tratar de ações da Petrobras e do ministério

A distribuição de dividendos da estatal será o alvo principal de questionamento dos parlamentares

Brasília 16/05/2023 - O ministro de de Minas e Energia, Alexandre Silveira e o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, durante anúncio da nova política de preços dos combustíveis. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, receberão um convite da Comissão de Minas e Energia da Câmara para tratar das suas atuações no comando da estatal e do ministério. Os convites foram aprovados nesta quarta-feira 20.

O primeiro convite aprovado foi para Prates. O ofício é assinado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP) e prevê a ida do presidente da Petrobras para tratar da retomada das obras de construção da Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, em Pernambuco. As obras integram o Novo PAC.

Prates ainda teve um segundo requerimento de audiência aprovado. Dessa vez, de autoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE). Ele quer aproveitar a presença de Prates para esclarecer a recente crise entre investidores causada pelas mudanças na distribuição de dividendos da estatal. A oposição também deve explorar o momento para questionar sobre a alegada interferência de Lula (PT) nas decisões da empresa.

Já a segunda convocação, de Silveira, é mais genérica. Segundo o ofício, de autoria de Raimundo Santos (PSD-PA), a reunião com o ministro terá “a finalidade de apresentar as prioridades da respectiva pasta para o ano de 2024”. Novamente, os temas relacionados à Petrobras estarão em pauta, ainda que não de forma programada.

Silveira, vale dizer, tem travado disputas com Prates em diferentes assuntos. A questão dos dividendos foi mais um episódio em que os dois estiveram de lados opostos.

Os convites aprovados nesta quarta-feira, importante registrar, não são de comparecimento obrigatório. Silveira, porém, tem ainda uma convocação – essa sim obrigatória – ainda em aberto. O ofício, nesse caso, é do ano passado e a demora no atendimento tem gerado desconforto entre os integrantes do grupo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.