CartaExpressa
Comissão aprova pedido de informações a Lewandowski sobre presos do 8 de Janeiro
Requerimento é de autoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP)
A Comissão de Segurança Pública da Câmara de Deputados aprovou, nesta terça-feira 25, um requerimento que pede informações sobre os presos do 8 de Janeiro a Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça .
De autoria do deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP), o texto quer informações sobre as condições dos presos, incluindo cuidados com alimentação, trabalho, saúde, assistência e previdência social.
Além disso, solicita que o ministério dê acesso aos laudos médicos, prontuários e relatórios dos atendimentos realizados, referentes ao período que corresponde a todo o processo que envolveu a prisão.
O parlamentar afirma ainda que as prisões dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro, determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foram de forma “geral e abstrata”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
8 de Janeiro: ‘Não há clima no Brasil para anistia’, diz Gilmar Mendes
Por CartaCapital
STF decide manter na Corte ação contra Roberto Jefferson por conexão com 8 de Janeiro
Por CartaCapital


