CartaExpressa
Comentarista da Jovem Pan tenta defender Eduardo, mas acaba desmentindo história do pen drive
Segundo Paulo Figueiredo Filho, o deputado federal e filho do presidente planeja a viagem ao Catar para ver a Copa do Mundo ‘há meses’


O comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo Filho desmentiu, nesta terça-feira 29, a justificativa de que Eduardo Bolsonaro teria ido ao Catar apenas para entregar pen drives com vídeos em inglês sobre os atos golpistas que ocorrem no Brasil. Segundo Figueiredo, que é aliado de Eduardo e do clã-Bolsonaro, o deputado planejava há meses a viagem para curtir os jogos da Copa do Mundo.
A declaração do comentarista chama a atenção não apenas porque vai no sentido contrário ao que disse Eduardo Bolsonaro, mas também porque ocorreu justamente no momento em que Figueiredo Filho tentava defender o parlamentar das acusações de que abandonou seus apoiadores no Brasil para ver os jogos da seleção brasileira.
“O Eduardo não enriquece com a política, ele é um cara simples que vive do salário dele. Ele está pagando essa viagem a prestação há muito tempo. Ele esperava que o pai nesse momento ‘fosse ter sido’ [sic] reeleito presidente e que as coisas fossem estar tranquilas no Brasil quando começou a planejar essa viagem”, relatou.
Ainda tentando defender o aliado, Figueiredo Filho reforçou que a intenção do deputado era mesmo curtir a Copa e não levar informações sobre os manifestantes no Brasil. “[Ele] planejou [essa viagem] com outras pessoas e agora aconteceu isso tudo que aconteceu no Brasil, que ele não esperava.”
Segundo ele, Eduardo manteve a viagem, mesmo diante dos protestos, porque ‘achou que não poderia acrescentar nada’ aos atos com sua presença aqui. No Brasil, porém, a ação foi lida pelos manifestantes como um ato de abandono, o que fez com que o deputado tivesse que rapidamente gravar um vídeo para tentar justificar sua presença no Oriente Médio.
Eduardo Bolsonaro disse que foi pro Catar entregar PEN DRIVE sei lá pra quem, depois de ser flagrado assistindo jogo do Brasil na Copa do Mundo, mas o neto de ditador disse ontem na Jovem Pan que ele já estava planejando a viagem.
Como fica a narrativa?
Alguém está mentindo. pic.twitter.com/YZbMCbWSgl— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) November 29, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Exército rechaça declarações de comentarista da Jovem Pan e diz que ‘militares são apartidários’
Por CartaCapital
YouTube suspende a monetização de todos os canais da Jovem Pan
Por CartaCapital