CartaExpressa
Com uma vida vinculada aos direitos sociais, Dino pode ‘chacoalhar’ o STF, diz Pedro Serrano
Segundo o jurista, a Corte tem falhado na aplicação da dimensão social da Constituição


O Supremo Tribunal Federal tem falhado na aplicação da dimensão social da Constituição e deve ser cobrado por isso. A chegada de Flávio Dino à Corte, porém, pode mudar esse cenário. A avaliação é do jurista e professor de Direito Constitucional Pedro Serrano, em entrevista a CartaCapital.
A indicação de Dino para o STF foi aprovada pelo Senado na noite desta quarta-feira 13, por 47 votos a 31, além de duas abstenções.
Segundo Serrano, o principal déficit na atuação do Supremo é nos direitos sociais, e o campo progressista tem de se atentar a esse fato.
“Entramos nessa pauta moral da direita, um erro. Os nossos trabalhadores estão sendo cada vez mais desprotegidos na relação do trabalho, submetidos à voracidade de um capital que não enxerga limites, um capitalismo muito agressivo”, afirmou.
“Minha esperança é que um cara como Flávio Dino, com uma vida vinculada aos direitos sociais, chegue lá e dê uma chacoalhada. Essa é a minha grande esperança nele para o próximo período do Supremo.”
Pedro Serrano destaca o fato de Dino ter uma formação sólida na política e uma carreira “muito bem estruturada” no Direito. “Ele tem exata noção do que o é o uso da toga”, resumiu.
Assista à íntegra da entrevista:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Quem gerou presenças de 30 anos no Supremo foi o próprio Congresso’, diz Dino em sabatina
Por Victor Ohana
Sem conflitos, interação entre Dino e Moro no Senado é marcada por cordialidade e chistes
Por CartaCapital
O que disse Dino em sabatina sobre julgar processos contra Bolsonaro
Por CartaCapital