CartaExpressa

Com popularidade derretendo, Russomanno barra Datafolha na Justiça

‘É um ataque ao direito do eleitor de se informar, uma ação antidemocrática’, disse o diretor de pesquisas da empresa

Apoie Siga-nos no

O candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) conseguiu uma liminar na Justiça Eleitoral que impede a divulgação da pesquisa Datafolha, que analisa o desempenho dos candidatos nas eleições 2020.

O juiz Marco Antonio Martin Vargas apontou supostas “irregularidades” na condução das perguntas, mas o Datafolha afirmou que a metodologia de coleta de dados é a mesma há 35 anos.

“Causa espanto e é preocupante um pedido de impugnação da divulgação justamente agora quando o candidato que solicita a censura apresenta queda nas intenções de voto. É um ataque ao direito do eleitor de se informar, uma ação antidemocrática”, afirmou Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, à Folha de S. Paulo. 

No Datafolha mais recente, o candidato do presidente Jair Bolsonaro em São Paulo empata com o PSOLista Guilherme Boulos na segunda colocação.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar