CartaExpressa
Com o voto de Weber, STF tem placar de 3 a 1 pela anulação das condenações de Lula
A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quinta-feira 15 pela manutenção da decisão de anular todas as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos contra o petista. O placar parcial é de […]


A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, votou nesta quinta-feira 15 pela manutenção da decisão de anular todas as condenações do ex-presidente Lula na Lava Jato e declarar a incompetência da Justiça Federal em Curitiba nos processos contra o petista. O placar parcial é de 3 a 1 pela anulação. Apenas Kassio Nunes Marques, até agora, votou contra o petista.
Ela afirmou que, em matérias complexas de fixação ou alteração de competência, “eleva-se em importância o foco narrativo do relator dos casos, cujo feixe de incidência ilumina o caminho da Corte”.
“Do enredo narrado nas imputações [pelo relator Fachin] extraio uma ligação muito distante entre as condutas imputadas e sua repercussão sobre o patrimônio da Petrobras”, argumentou Rosa Weber, que, a exemplo de Fachin e Moraes, expôs a ausência de relação entre as práticas atribuídas a Lula e a petroleira.
Assista à sessão ao vivo:
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.