CartaExpressa
Com Bolsonaro, vivemos em um país desgovernado, diz Frei Betto
Para ele, os partidos progressistas precisam de consenso em torno de um Projeto Brasil


A crise provocada no Brasil provocada pela pandemia do novo coronavírus revelou que o País está desgonernado. A opinião é de Frei Betto, que concedeu entrevista à Folha de S.Paulo nesta segunda-feira 4.
“Ficou óbvio que vivemos num país desgovernado, cujos quase 200 mil mortos pela pandemia foram vítimas de um presidente que sofre de tanatomania”, disse.
Para ele, enquanto os partidos progressistas não tiverem consenso em torno de um Projeto Brasil, continuarão sem condições de produzir uma alternativa de poder.
“E precisam retomar o trabalho de base popular. A cabeça pensa onde os pés pisam”, completa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.