CartaExpressa
Com apoio de Michelle, Damares anuncia candidatura avulsa ao Senado no DF
A ex-ministra chegou a retirar sua candidatura após um pedido do presidente Jair Bolsonaro, mas voltou atrás na decisão
A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) anunciou nesta sexta-feira 5 que concorrerá ao Senado pelo Distrito Federal.
Damares chegou a retirar sua candidatura ao cargo após um pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL), já que a ex-ministra da Secretaria de Governo Flávia Arruda (PL-DF) pleiteia o mesmo cargo.
A candidatura avulsa de Damares conta com o apoio da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que compareceu à convenção estadual do Republicanos, onde a ex-ministra fez o anúncio.
“Brasília quer o novo. Com certeza somos a melhor proposta ao Senado. Não foi um processo fácil, mas o Bolsonaro terá um palanque legítimo. Vou enfrentar a Flávia com muito respeito. Mas eu entendo que a população do Distrito Federal precisa ter outra opção. (…) E vai ganhar quem tiver mais voto. E quem vai ganhar sou eu”, declarou Damares.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


