CartaExpressa
Com 4 ministérios, União e PP apoiam obstrução bolsonarista no Congresso
Os partidos orientaram seus parlamentares a não registrarem presença nos plenários da Câmara e do Senado


A União Progressista, federação composta por União Brasil e PP, orientou nesta quarta-feira 6 seus parlamentares a não registrarem presença nos plenários da Câmara e do Senado, caso haja sessão de votação.
A oposição ocupa desde a terça-feira as Mesas Diretoras do Congresso Nacional, pressionando pela votação do projeto de anistia a golpistas e pela abertura de um processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Ao não registrarem presença, União e PP endossam a obstrução bolsonarista, um instrumento para impedir a votação de outras matérias.
“Continuamos defendendo o diálogo como único caminho possível para encontrarmos soluções que devolvam a normalidade dos trabalhos no Congresso Nacional”, alegou a federação em nota assinada por seus dois presidentes, Ciro Nogueira (PP-PI) e Antonio Rueda (União-PE).
Apesar da aliança com a oposição, PP e União Brasil controlam quatro ministérios do governo Lula (PT): Esporte, Comunicações, Turismo e Desenvolvimento Regional.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Tarcísio alega razão ‘humanitária’ e pede autorização para visitar Bolsonaro em prisão domiciliar
Por Wendal Carmo
Moraes prevalece e STF condena bolsonarista a 17 anos de prisão pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Bolsonaristas se acorrentam à mesa do plenário do Senado; assista ao vídeo
Por Vinícius Nunes