CartaExpressa
Com 2ª onda em curso, Bolsonaro diz que Brasil vive ‘finalzinho’ da pandemia
Alta de casos e mortes é realidade na maior parte do País


O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira 10, que no Brasil se vive “o finalzinho da pandemia” neste momento.
Cientistas afirmam que o País passa por uma segunda onda de Covid-19. No ranking mundial, o Brasil aparece na terceira posição em número de casos e na segunda em óbitos. Mais de 178 mil brasileiros morreram pela doença.
“Me permite falar um pouco do governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia. O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia”, afirmou o presidente em um evento no Rio Grande do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.