CartaExpressa

Coaf identifica movimentações suspeitas em conta de Carla Zambelli

Os documentos que mostram suspeitas de lavagem de dinheiro foram encaminhados à CPMI do 8 de Janeiro

A deputada federal Carla Zambelli. Foto: Lula Marques/EBC
Apoie Siga-nos no

Um Relatório de Inteligência elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou uma série de movimentações bancárias suspeitas em contas correntes ligadas à deputada Carla Zambelli (PL). Os documentos foram obtidos, na íntegra, pela CNN Brasil e pelo jornal O Globo. 

O relatório indica suspeitas de lavagem de dinheiro de cerca de 197,8 mil reais. Os documentos que apontam a movimentação foram encaminhados pelo Coaf à CPMI do 8 de Janeiro, que investiga os atos golpistas em Brasília. 

As movimentações indicadas pelo documento foram feitas entre fevereiro de 2017 e julho de 2019. A parlamentar teria usado a sua conta pessoal para receber doação para a Associação Movimento nas Ruas, da qual ela foi dirigente e fundadora. 

“Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da Associação Movimento nas Ruas. Carla é fundadora da Associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da sra. Carla caracterizam movimentação de recurso de terceiro, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro”, diz o relatório em seu trecho principal.

Zambelli entrou na mira da Comissão após o hacker Walter Delgatti Neto afirmar, em depoimento, que recebeu dinheiro da deputada para invadir sistemas do Judiciário.

Delgatti ainda alegou que a parlamentar teria intermediado um encontro entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada para tratar de uma simulação de fraude nas urnas eletrônicas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.