CartaExpressa

Coaf identifica movimentações suspeitas em conta de Carla Zambelli

Os documentos que mostram suspeitas de lavagem de dinheiro foram encaminhados à CPMI do 8 de Janeiro

Coaf identifica movimentações suspeitas em conta de Carla Zambelli
Coaf identifica movimentações suspeitas em conta de Carla Zambelli
A deputada licenciada Carla Zambelli. Foto: Lula Marques/EBC
Apoie Siga-nos no

Um Relatório de Inteligência elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou uma série de movimentações bancárias suspeitas em contas correntes ligadas à deputada Carla Zambelli (PL). Os documentos foram obtidos, na íntegra, pela CNN Brasil e pelo jornal O Globo. 

O relatório indica suspeitas de lavagem de dinheiro de cerca de 197,8 mil reais. Os documentos que apontam a movimentação foram encaminhados pelo Coaf à CPMI do 8 de Janeiro, que investiga os atos golpistas em Brasília. 

As movimentações indicadas pelo documento foram feitas entre fevereiro de 2017 e julho de 2019. A parlamentar teria usado a sua conta pessoal para receber doação para a Associação Movimento nas Ruas, da qual ela foi dirigente e fundadora. 

“Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da Associação Movimento nas Ruas. Carla é fundadora da Associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da sra. Carla caracterizam movimentação de recurso de terceiro, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro”, diz o relatório em seu trecho principal.

Zambelli entrou na mira da Comissão após o hacker Walter Delgatti Neto afirmar, em depoimento, que recebeu dinheiro da deputada para invadir sistemas do Judiciário.

Delgatti ainda alegou que a parlamentar teria intermediado um encontro entre ele e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Palácio da Alvorada para tratar de uma simulação de fraude nas urnas eletrônicas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo