CartaExpressa
CNJ lança aplicativo para auxiliar ex-presidiários
Anualmente, cerca de 460 mil alvarás de soltura são expedidos no País


O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, lança na terça-feira 20 o aplicativo “Escritório Social Virtual”, para auxiliar ex-presidiários.
A ferramenta permite que as pessoas que saíram do sistema prisional e suas famílias acessem serviços, como emissão de documentos, acompanhamento da situação processual, acesso a políticas como moradia, saúde e alimentação e qualificação e encaminhamento profissional com a nova fase do programa Começar de Novo.
Anualmente, cerca de 460 mil alvarás de soltura são expedidos no Oaís, segundo dados do Executivo Federal.
O aplicativo começará a funcionar apenas no Distrito Federal. Depois, estão previstos Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais e Piauí, ainda no primeiro semestre de 2021. No segundo semestre, há previsão de Bahia, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Rondônia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.