CartaExpressa
Ciro: Lula não resiste a qualquer candidato que não seja Bolsonaro
De acordo com o pedetista, o ex-presidente ‘sabe que eu indo ao segundo turno, ele perde’


O candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes, afirmou que o ex-presidente Lula (PT) só vence a eleição deste ano se for para o segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).
“Lula não resiste a qualquer candidato que não seja Bolsonaro. E Bolsonaro não resiste a qualquer candidato, inclusive o Lula. Mesmo assim, o mais fácil para Bolsonaro é enfrentar o Lula”, disse o pedetista em entrevista publicada nesta segunda-feira 1 pelo jornal Valor Econômico.
Na conversa, Ciro repetiu o cálculo que tem feito para chegar ao segundo turno e reforçou que vence o petista caso chegue lá.
“Nós, operadores da política, tentamos construir os fatos da maneira como gostaríamos. Meu esforço é construir o seguinte: quem era o (Wilson) Witzel dez dias antes da eleição no Rio? Quem era o (Romeu) Zema em Minas?”, recorda em referência à eleição de 2018. “Por isso Lula é tão angustiado. Por que não fica quieto? Por que está atrás de excluir a candidatura da Simone, do Janones, atrás de acordo? Porque ele é um campeão. Sabe que eu indo ao segundo turno, ele perde”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.