CartaExpressa

Ciro Gomes confirma voto em Lula neste 2º turno: ‘Segui a orientação do partido’

Pedetista disse ter ‘muito respeito’ pelos correligionários, que decidiram apoiar Lula na disputa contra Jair Bolsonaro

Foto: Fabiane de Paula/ SVM
Apoie Siga-nos no

O pedetista Ciro Gomes confirmou neste domingo 30 ter votado em Lula (PT) neste segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada a jornalista logo que o político, que ficou em quarto lugar no primeiro turno, deixou a cabine de votação no Ceará.

“Segui a orientação do partido, como eu sempre faço”, confirmou Ciro Gomes. “Tenho um grande respeito e gratidão pelo PDT, especialmente por Carlos Lupi, e segui a orientação do partido”.

O partido, vale lembrar, optou por apoiar o ex-presidente Lula nesta segunda etapa do pleito. Ciro já havia, sem citar o nome de Lula, endossado a decisão no último dia 4 de outubro. Desde então, se privou de fazer qualquer manifestação sobre a eleição ou participar de atos de campanha.

Sobre a ausência, ele explicou: “Foi uma decisão minha, embora eu tenha feito uma declaração, na reunião do partido, eu apoiei a decisão do partido e em seguida gravei um depoimento, agora eu tenho um dever de coerência com a minha vida, com o que eu falei, com o que eu penso e com as minhas preocupações”.

Ao ser questionado sobre uma eventual participação no governo Lula, caso ele seja eleito neste domingo, Ciro foi enfático: “Não participarei de nenhum dos dois governos, quem quer que seja eleito”.

O pedetista foi o quarto mais votado no primeiro turno, tendo recebido 3.559.287 votos ou 3,04% dos votos válidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar