CartaExpressa
Ciro diz que não deseja disputar a Presidência: ‘Não quero importunar os eleitores’
O pedetista já concorreu quatro vezes ao Palácio do Planalto, sem sucesso


O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou que não pretende mais disputar a Presidência da República, após concorrer ao cargo quatro vezes.
“Não quero mais ser candidato, não. Não quero mais importunar os eleitores”, declarou o ex-governador do Ceará em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais.
Em julho de 2024, ele afirmou que não seria mais “candidato a nada”, por não desejar “homenagear nenhum tipo de hipocrisia”. Teve em 2022 seu pior resultado na tentativa de ser presidente: foi o quarto colocado com 3% dos votos.
Ciro já havia concorrido em outras três ocasiões: em 1998, pelo PPS, com 11% dos votos; em 2002, novamente pelo PPS, com 12%; e em 2018, já pelo PDT, com 12,5%.
PSDB e União Brasil sondaram Ciro sobre sua disposição de deixar o PDT, mas ainda não houve uma definição. Em entrevista a CartaCapital em agosto, o presidente pedetista, Carlos Lupi, disse que tentaria manter o ex-ministro no partido.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Juiz rejeita prender Ciro Gomes, mas o proíbe de ofender Janaína Farias
Por CartaCapital
Nova pesquisa CNT/MDA mostra Lula em 1º e Ciro Gomes próximo de Tarcísio
Por CartaCapital
CNT/MDA testa cenários de 2º turno com Lula, Tarcísio e Ciro Gomes; veja os resultados
Por CartaCapital