CartaExpressa
Ciclone deve atingir SC e afetar estados da região nesta sexta-feira
Os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul também devem sentir os efeitos do fenômeno
Um ciclone deverá atingir Santa Catarina nesta sexta-feira 19. Segundo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estado está sob alerta laranja de perigo para tempestades.
Também de acordo com o Inmet, o alerta vale até as 10h de hoje. Os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul também devem sentir os efeitos do fenômeno.
Entre os principais riscos do ciclone, está o corte de energia elétrica, que deverá se somar a alagamentos, quedas de árvores e estragos em plantações, segundo o Inmet.
Por conta disso, a Defesa Civil de Santa Catarina recomendou que as pessoas evitem áreas alagadas. Além disso, é necessário buscar abrigo em caso de chuvas fortes e temporais.
São Paulo, como mencionado, também deverá ter um fim de semana de fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil do estado, as tempestades devem acumular até 150 milímetros na região metropolitana da capital e em Campinas.
No litoral, as chuvas devem ser mais intensas, com acúmulo de 200 milímetros na Baixada Santista e 180 milímetros no Vale do Paraíba, durante todo o fim de semana.
As áreas urbanas mais vulneráveis vão exigir mais atenção. Como o solo deverá ficar muito encharcado por conta das chuvas, há riscos de deslizamentos, desabamentos e enchentes.
Vale destacar que quatro pessoas já morreram no estado por conta das consequências de temporais, este ano. Na semana passada, uma criança faleceu após o veículo em que ela estava ser arrastado por uma enxurrada em Juquitiba, na região metropolitana de São Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Inscrições para Concurso Unificado começam nesta sexta-feira
Por CartaCapital
Amazônia extrema: seca recorde de 2023 pode ser sucedida por fortes cheias que ameaçam moradores
Por Brasil de Fato
PF prende suspeito de ser comparsa de mandante dos assassinatos de Bruno e Dom
Por CartaCapital


