CartaExpressa

Chuvas no RS: governo facilita saque e antecipa pagamentos do Bolsa Família no estado

Com a medida, todos os beneficiários do programa no Rio Grande do Sul poderão sacar o auxílio a partir do dia 17 de maio

Chuvas no RS: governo facilita saque e antecipa pagamentos do Bolsa Família no estado
Chuvas no RS: governo facilita saque e antecipa pagamentos do Bolsa Família no estado
Foto: Gustavo Ghisleni / AFP
Apoie Siga-nos no

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social anunciou nesta quinta-feira 2, que irá antecipar o saque dos pagamentos do Bolsa Família para beneficiários do programa que vivem nas regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

A medida acontece logo após o estado ter decretado estado de calamidade pública em razão do desastre. Mais de 15 mil pessoas estão fora de suas casas, outras 13 morreram e 21 estão desaparecidas, segundo a Defesa Civil.

Para facilitar a retirada do benefício, todos poderão sacar o Bolsa Família no dia 17 de maio, independentemente do número final do NIS e sem a exigência do cartão, nem de documentação pessoal, desde que o beneficiário receba a Declaração Especial Pagamento, que é emitida pela gestão municipal.

A pasta também prorrogou os prazos de atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias que estavam em processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral.

Diante a tragédia na região, o ministério realizou ainda um repasse de 5,6 milhões para os municípios atingidos pelas enchentes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo