CartaExpressa
Temporal deixa três mortos no interior de São Paulo; capital fica em estado de atenção
Segundo o CGE, áreas de instabilidade estão provocando chuva moderada a forte


As chuvas que atingiram a cidade de São Paulo na noite desta sexta-feira 11 fizeram o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) emitir um alerta de estado de atenção para alagamentos. O temporal também deixou três mortos em Bauru, no interior do estado.
Os três pedestres — uma mulher, uma criança e um idoso — foram atingidos pela queda de um muro de blocos por volta das 18h, no bairro Samambaia, segundo a Defesa Civil estadual. A região foi atingida por fortes chuvas e rajadas de vento, que atravessaram o interior do estado do Oeste em direção ao litoral, atingindo a capital no começo da noite.
As chuvas atingiram diversas cidades do interior, com registro de precipitação com granizo e queda de árvores em Presidente Prudente e em Nova Odessa. Segundo o CGE, áreas de instabilidade estão provocando chuva moderada a forte e generalizada nas zonas norte e leste da capital. Ainda há potencial para formação de alagamentos.
“As precipitações podem vir acompanhadas de fortes rajadas de vento e queda de granizo. A tendência é de tempo instável no decorrer de toda a noite”, diz o comunicado. Na capital paulista, ventos de 87,3 km/h foram registrados às 19h40 na Zona Oeste.
A situação deixou alguns bairros sem energia, como Jardim Paulista e Bela Vista, no Centro, Santo Amaro e Saúde, na Zona Sul e Barra Funda, na Zona Oeste.
Em nota, a Enel Energia informou que acionou o plano de emergência e reforçou as equipes em campo para reconstruir trechos da rede danificados. “Nossos técnicos seguirão atuando ao longo da noite para normalizar o serviço para os clientes que tiveram o fornecimento impactado”.
Tendência para os próximos dias
O sábado 12, feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, começa com chuva entre a madrugada e o amanhecer. Segundo a CGE, no restante do dia, a quantidade de nuvens diminui e o sol aparece. A máxima chega aos 27°C à tarde, e a mínima de 17°C será observada à noite.
No domingo 13, os ventos que sopram do mar favorecem o ingresso de umidade e a formação de muitas nuvens em toda a faixa leste paulista. Com isso, o céu varia entre nublado a encoberto, e a temperatura apresenta declínio. Mínima de 16°C e máxima de 23°C.
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Enel promete investir R$ 20 bilhões no Brasil para acabar com apagões
Por CartaCapital
Senacon multa Enel em R$ 13 milhões por interrupção e demora no restabelecimento de energia no RJ
Por Caio César