CartaExpressa
Chegou o momento de a Câmara e o Senado tomarem posição, diz presidente da OAB
Para Felipe Santa Cruz, Bolsonaro usou dinheiro público para sujeitar o 7 de Setembro a interesses golpistas


O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, avaliou há pouco que o presidente Jair Bolsonaro usou dinheiro público para transformar uma data nacional (Dia da Independência) em evento particular. Pelo Twitter, afirmou que a atitude do presidente está a serviço de seus “interesses golpistas”.
Por isso, o advogado convocou uma atuação por parte do Congresso. “Chegou o momento histórico de os presidentes da Câmara (Arthur Lira) e do Senado (Rodrigo Pacheco) tomarem posição. A sociedade espera atitude firme de defesa da democracia ameaçada”, escreveu na sua conta da rede social.
Há a expectativa de que ainda hoje a OAB publique um comunicado a respeito do discurso de Bolsonaro em Brasília e em São Paulo. Em seu pronunciamento, o presidente disse que não aceitaria mais decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
O presidente, usando dinheiro público, transformou a data nacional em evento particular, a serviço de seus interesses golpistas. Chegou o momento histórico de os presidentes da Câmara e do Senado tomarem posição. A sociedade espera atitude firme de defesa da democracia ameaçada.
— Felipe Santa Cruz (@felipeoabrj) September 7, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.