CartaExpressa
Chefe de gabinete da secretaria-executiva do GSI é exonerado
O ex-chefe de gabinete estava no cargo desde o governo do ex-presidente Michel Temer


Após novos vídeos serem revelados mostrando a atuação dos agentes do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República durante os atos golpistas de 8 de Janeiro, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exonerou o chefe de gabinete da secretaria-executiva do órgão, Jorge Henrique Luz Fontes.
O desligamento, assinado pelo ministro interino do GSI, Ricardo Cappelli, foi publicado nesta quarta-feira 26, no Diário Oficial da União.
Conforme a portaria, Fontes teria pedido para deixar o cargo, no entanto, é praxe que o apontamento seja registrado ainda que tenha havido demissão do servidor.
O ex-chefe de gabinete estava no cargo desde o governo do ex-presidente Michel Temer (MDB).
Desde os atos golpistas, quando integrantes da pasta aparecem em imagens circulando com invasores no Palácio do Planalto, o órgão passa por mudanças. Gonçalves Dias, que ocupava o cargo de ministro do GSI no dia das depredações, pediu demissão, sendo substituído interinamente por Ricardo Cappelli, que agora tem a missão de ‘desbolsonarizar’ a pasta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.