CartaExpressa
Chanceler não descarta pedido de prisão contra Putin pela justiça brasileira
Mauro Vieira considerou a possibilidade caso o líder russo venha ao País para a cúpula de líderes do G20, em novembro


O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, admitiu que pode haver uma ordem de prisão contra o presidente russo, Vladimir Putin, caso ele venha ao Brasil para a cúpula de líderes do G20, em novembro.
Vieira destacou que existe ‘tradição’ de imunidade para chefes de Estado, mas ponderou que um eventual pedido de prisão contra o líder russo pode ocorrer.
“Pode haver isso. Eu não posso limitar, cercear um juiz, nem imaginar ou adivinhar o que vão fazer. Pode haver, tantas outras coisas podem acontecer”, declarou, durante entrevista à CNN Brasil, no domingo 13.
O ministro pontuou ainda que Putin foi convidado para a reunião, mas que “virá se quiser ou puder”. Nos últimos dois encontros de líderes do bloco, que ocorreram na Indonésia e na Índia depois do começo da guerra na Ucrânia, o presidente russo se ausentou.
O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, no ano passado, um mandado de prisão contra Putin, que obriga seus 124 países-membros a prendê-lo e transferi-lo para julgamento em Haia. O Brasil assinou e ratificou o Estatuto de Roma, que criou o TPI. O líder russo é acusado de deportação ilegal de crianças ucranianas, durante a guerra iniciada em 2022, para a Rússia, o que teria configurado crime de guerra.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Prévia do PIB: economia brasileira mantém ritmo e avança 0,2% em agosto
Por CartaCapital
Trio de pesquisadores vence o Nobel de Economia por trabalhos sobre desigualdade entre nações
Por AFP
Quinto voo da FAB resgata 220 brasileiros no Líbano em meio ao agravamento do conflito
Por CartaCapital