CartaExpressa
Centenário: Paulo Freire ganha painel de homenagem em SP
A obra, do artista visual Raul Zito, foi realizada na lateral de um prédio na Barra Funda, zona oeste da cidade
O educador pernambucano e filósofo Paulo Freire, que completaria 100 anos neste domingo 19 se estivesse vivo, ganhou um painel em São Paulo em comemoração ao seu centenário. A obra, do artista visual Raul Zito, foi realizada na lateral de um prédio na Barra Funda, zona oeste da cidade.
O rosto de Freire foi estampado juntamente com a frase: “Esperançar: amar é um ato de coragem”. A frase foi escolhida em conjunto com a família de Freire.
Defensor de uma educação de qualidade, capaz de emancipar os indivíduos e lhes proporcionar uma leitura crítica de mundo, Paulo Freire foi reconhecido como patrono da educação brasileira em 2012.
É autor de diversas obras, como Pedagogia do Oprimido, da Autonomia, das Indignação, em que denuncia as opressões, as injustiças e as desigualdades sociais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


