CartaExpressa

CCJ do Senado marca para semana que vem a sabatina de Augusto Aras

O procurador-geral chega à sessão pressionado por sua postura em relação a Jair Bolsonaro

CCJ do Senado marca para semana que vem a sabatina de Augusto Aras
CCJ do Senado marca para semana que vem a sabatina de Augusto Aras
O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado agendou para 24 de agosto, às 10h, a sabatina de Augusto Aras, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para um novo mandato de dois anos como procurador-geral da República. O relator será Eduardo Braga (MDB-AM).

Para que ele seja reconduzido ao cargo, além da sabatina na CCJ, terá de obter o apoio de pelo menos 41 senadores (maioria simples) em plenário, durante votação secreta.

Augusto Aras chega à sabatina pressionado. Nas últimas semanas, ele foi cobrado publicamente duas vezes por subprocuradores – inclusive por representantes da cúpula da PGR – por sua postura em relação a Bolsonaro.

Em 6 de agosto, 27 subprocuradores se uniram para a divulgação de uma carta em que afirmam que Aras não pode “assistir passivamente” aos ataques contra ministros do Supremo Tribunal Federal.

Na última terça-feira 17, um grupo de 31 subprocuradores assinou uma representação encaminhada ao procurador-geral para que ele investigue o envio de mensagens em que Bolsonaro convoca aliados para um “provável e necessário contragolpe”.

Entre os signatários de ambos os textos estão os subprocuradores Luiza Frischeisen, Mario Bonsaglia e Nicolao Dino, que compuseram a lista tríplice do Ministério Público Federal para suceder Aras. Bolsonaro, porém, ignorou a eleição interna e indicou o atual procurador-geral para um novo mandato de dois anos.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo