CartaExpressa
CCJ da Câmara escolhe o bolsonarista Ricardo Salles para ser o relator da PEC das Drogas
Deputado quer tornar o texto ainda mais rígido do que a medida aprovada no Senado


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara escolheu o deputado bolsonarista Ricardo Salles (PL-SP) para ser o relator da PEC das Drogas. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira 25.
Presidida pela parlamentar bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC), a CCJ da Câmara tem, atualmente, um perfil conservador.
Nas redes sociais, o deputado comemorou o fato de ter sido designado relator da proposta que pode tornar ainda mais rígidas as normas sobre drogas no país.
“Fui designado relator da PEC das Drogas pela nossa querida Carol de Toni. Muito obrigado, Carol. Só a turma do ‘Zé Droguinha’ parece que não gostou muito”, escreveu o parlamentar.
Salles pretende fazer com que o texto da PEC deixe de estabelecer distinção entre usuário e traficante. Na prática, a redação proposta por ele quer estabelecer a mesma punição para qualquer pessoa que tenha porte ou posse de drogas.
A ideia de Salles representa um endurecimento do texto que passou no Senado. Na Casa Alta, o projeto de lei fez a distinção dos dois casos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PEC das Drogas: populismo penal que criminaliza a pobreza
Por Orlando Silva
Barroso diz que legalização de drogas leves é tendência mundial
Por Agência Brasil
Novas políticas sobre drogas no Brasil: vamos avançar ou retroceder?
Por Ítalo Coelho de Alencar e Bianca do Carmo Cardial
Se aprovada, PEC das Drogas pode ser base legal para a internação em massa
Por Thessa Guimarães
Os descaminhos do Parlamento
Por Aldo Fornazieri