CartaExpressa
CCJ da Câmara aprova projeto do PL para homenagear Dom Pedro II
O texto tramita em caráter conclusivo e pode seguir direto para o Senado


A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o projeto de lei da deputada Caroline de Toni (PL-SC) para inscrever Dom Pedro II no Livro dos Heróis da Pátria.
O relator, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), emitiu um parecer pela aprovação da proposta. Como o texto tramita em caráter conclusivo, pode seguir direto para o Senado, a menos que deputados recorram para levá-lo ao plenário da Câmara.
“O projeto pretende reparar tal injustiça e fomentar as pesquisas históricas sobre a vida de Dom Pedro II”, alega Caroline de Toni.
Segundo a autora, a homenagem “simboliza respeito ao chefe de Estado que, no decorrer de sua vida, soube ser, no pleno sentido da palavra, um verdadeiro estadista”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Oportunismo de direita’: Aloysio Nunes deixa PSDB e acusa o partido de atuar como auxiliar do bolsonarismo
Por Leonardo Miazzo
Reboot do bolsonarismo
Por Sergio Lirio
Como Lira manobrou a votação-relâmpago sobre projeto para dificultar o aborto legal
Por CartaCapital