CartaExpressa
CCJ da Câmara aprova projeto do PL para homenagear Dom Pedro II
O texto tramita em caráter conclusivo e pode seguir direto para o Senado
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou o projeto de lei da deputada Caroline de Toni (PL-SC) para inscrever Dom Pedro II no Livro dos Heróis da Pátria.
O relator, Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), emitiu um parecer pela aprovação da proposta. Como o texto tramita em caráter conclusivo, pode seguir direto para o Senado, a menos que deputados recorram para levá-lo ao plenário da Câmara.
“O projeto pretende reparar tal injustiça e fomentar as pesquisas históricas sobre a vida de Dom Pedro II”, alega Caroline de Toni.
Segundo a autora, a homenagem “simboliza respeito ao chefe de Estado que, no decorrer de sua vida, soube ser, no pleno sentido da palavra, um verdadeiro estadista”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Oportunismo de direita’: Aloysio Nunes deixa PSDB e acusa o partido de atuar como auxiliar do bolsonarismo
Por Leonardo Miazzo
Reboot do bolsonarismo
Por Sergio Lirio
Como Lira manobrou a votação-relâmpago sobre projeto para dificultar o aborto legal
Por CartaCapital



