CartaExpressa
Carlos Bolsonaro alega sofrer ameaças e tenta recuperar o porte de arma
A Polícia Federal já rejeitou uma solicitação. O vereador do Rio de Janeiro também acionou a Justiça


O vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos) afirmou sofrer ameaças e reforçou à Polícia Federal o pedido para reverter a suspensão de seu porte de armas. Neste ano, a corporação já rejeitou a solicitação.
Agora, Carlos afirma que um homem atacou seu escritório pela terceira vez, inclusive com o arremesso de pedras contra as câmeras de segurança. O relato foi compartilhado nas redes sociais.
“Espero que a Polícia Federal e as autoridades pertinentes sejam sensibilizadas diante do terceiro fato seguido após a retirada do meu porte de arma, para que eu possa ter legítima defesa”, afirmou.
Em outubro, ele acionou a Justiça Federal para reaver o porte de uma pistola calibre .380, cuja renovação foi negada pela PF em julho. O mandado de segurança foi apresentado à 11ª Vara Federal da capital fluminense.
Ao negar a renovação do porte, o superintendente da PF no Rio, Leandro Almada, afirmou que a documentação apresentada “não é suficiente para comprovar a efetiva necessidade por ameaças e riscos individualizados, plausíveis e atuais à sua integridade física, que justifiquem a concessão excepcional do porte”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.