CartaExpressa
Carlos Bolsonaro aciona o STF pela 3ª vez contra Janones por chamá-lo de miliciano
Filho do presidente cobra R$ 20 mil por reparação de danos e busca condenação criminal do deputado federal e apoiador de Lula


Os advogados de Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) protocolaram pela terceira vez no STF uma notificação contra André Janones (Avante-MG) por injúria.
Janones é alvo de processo desde agosto por chamar o filho do presidente de “merda”, “miliciano” e “vagabundo” em publicações nas redes sociais, mas não é encontrado pela justiça nos endereços fornecidos. O segundo filho do presidente pede R$ 20 mil por reparação de danos e a condenação criminal do deputado.
A defesa de Carlos forneceu recentemente à Corte mais informações de contato para localizar o deputado. O relator do caso, ministro Ricardo Lewandowski, determinou a notificação de Janones em 31 de agosto, mas até então o deputado não se manifestou perante a justiça.
Considerado um influencer político, Janones tem sido um dos principais nomes pró-Lula nas redes – nem sempre pelo motivo certo. Nesta semana, o deputado fez diversas publicações com ataques homofóbicos e insinuações sobre a sexualidade do recém-eleito deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.