CartaExpressa

‘Carinho, admiração e agradecimento’, diz Padilha sobre trabalho de Moser

Ministro das Relações Institucionais diz que Moser ‘plantou sementes’ em compromissos com o esporte; entidade de defesa do esporte e da democracia critica demissão

Foto: Foto: Oswaldo Corneti/Fotos Públicas
Apoie Siga-nos no

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, repercutiu, nesta quinta-feira 7, a saída de Ana Moser do Ministério dos Esportes, dizendo que tinha “carinho, admiração e agradecimento pelo trabalho que vinha sendo feito” por Moser. A declaração foi feita pouco antes do desfile de 7 de Setembro em Brasília (DF).

“A ministra, nesse período, já plantou as sementes e iniciou a colher os frutos dos compromissos do presidente Lula com o esporte na campanha eleitoral”, disse Padilha. “Podemos estar tendo mudanças dos jogadores que estão em quadra, mas não muda a estratégia, o plano tático e os objetivos do time”, observou. Padilha frisou que Lula tem “grande consideração” por Moser.

O Ministério dos Esportes, que passa a ser chefiado pelo deputado federal André Fufuca (PP-MA), tem um orçamento de cerca de R$ 900 milhões até o final do ano. Fufuca deverá assumir a titularidade da pasta na próxima semana, após a viagem de Lula à Índia, onde participará da reunião do G20.

A saída de Moser do Ministério dos Esportes – notadamente, para a acomodação de um político do Centrão -, foi motivo de manifestação de entidades ligadas ao esporte. O coletivo “Esporte pela Democracia”, formado por atletas, ex-atletas, jornalistas, artistas e empresários criticou, através de nota, a postura do governo federal.

Ao abrir mão de Moser em nome de governabilidade, atendendo a pressões do que há de mais fisiológico na política brasileira, Lula dá um passo atrás e decepciona profundamente aquelas pessoas que ouviram dele, em alto e bom som, que poderiam acreditar e sonhar com um futuro melhor, no qual o esporte seria um instrumento importante de inclusão e transformação social”, afirmou a entidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar