CartaExpressa
Cappelli amplia faxina de bolsonaristas e exonera mais 58 servidores do GSI
As demissões, que já chegam a 87, devem ser oficializadas em edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira 28


O ministro-interino do Gabinete de Segurança Institucional, Ricardo Cappelli, anunciou a exoneração de mais 58 servidores da pasta. As demissões, que já chegam a 87, devem ser oficializadas em edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira 28.
A medida faz parte da ‘faxina’ promovida por Cappelli a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na quarta-feira, ele já havia demitido outros 29 servidores da pasta.
“Dando prosseguimento à renovação do quadro de funcionários do GSI, autorizei a exoneração de mais 58 servidores. As dispensas serão publicadas na próxima edição do ‘Diário Oficial da União'”, escreveu.
Ricardo Cappelli assumiu o GSI interinamente após o então ministro Gonçalves Dias pedir exoneração do cargo. A saída do militar ocorreu depois que a CNN Brasil revelou imagens do circuito interno do Palácio do Planalto em que ele aparece circulando entre os invasores bolsonaristas.
Dando prosseguimento à renovação do quadro de funcionários do GSI, autorizei a exoneração de mais 58 servidores. As dispensas serão publicadas na próxima edição do Diário Oficial da União.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) April 27, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Antonov desmente governo de SP e nega suposto corte de investimentos por declaração de Lula sobre a guerra
Por Getulio Xavier
Tenho convicção de que Bolsonaro e sua equipe organizaram os atos golpistas, diz Lula a jornal espanhol
Por CartaCapital