CartaExpressa

‘Capitã Cloroquina’ é vacinada contra a Covid-19 em Brasília

A secretária é uma das defensoras do tratamento precoce contra a Covid-19

‘Capitã Cloroquina’ é vacinada contra a Covid-19 em Brasília
‘Capitã Cloroquina’ é vacinada contra a Covid-19 em Brasília
Mayra Pinheiro em depoimento à CPI da Covid. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

A secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, a ‘capitã cloroquina’ foi vacinada nesta segunda-feira 14 contra a Covid-19, em Brasília. Aos 54 anos, Pinheiro recebeu a primeira dose da vacina Astrazeneca.

Uma das defensoras do tratamento precoce contra o coronavírus, a secretária esteve à frente do desenvolvimento do aplicativo TrateCov, que tinha o propósito de auxiliar médicos no diagnóstico e tratamento da Covid-19. O aplicativo indicava uma combinação de medicamentos sem eficácia comprovada a diversos perfis de pacientes, até mesmo bebês. Em janeiro deste ano, o ministério da Saúde afirmou que a plataforma estava disponível, de modo experimental, para a prefeitura de Manaus.

Mayra Pinheiro também foi uma das depoentes à CPI da Covid, ocasião em que negou que o governo tenha feito indicação da cloroquina para o tratamento da Covid-19, mas apenas orientado o seu uso. A secretária não explicou a diferença aos senadores da CPI, quando questionada.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo