CartaExpressa
‘Capitã Cloroquina’ é vacinada contra a Covid-19 em Brasília
A secretária é uma das defensoras do tratamento precoce contra a Covid-19


A secretária de Gestão do Trabalho do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, a ‘capitã cloroquina’ foi vacinada nesta segunda-feira 14 contra a Covid-19, em Brasília. Aos 54 anos, Pinheiro recebeu a primeira dose da vacina Astrazeneca.
Uma das defensoras do tratamento precoce contra o coronavírus, a secretária esteve à frente do desenvolvimento do aplicativo TrateCov, que tinha o propósito de auxiliar médicos no diagnóstico e tratamento da Covid-19. O aplicativo indicava uma combinação de medicamentos sem eficácia comprovada a diversos perfis de pacientes, até mesmo bebês. Em janeiro deste ano, o ministério da Saúde afirmou que a plataforma estava disponível, de modo experimental, para a prefeitura de Manaus.
Mayra Pinheiro também foi uma das depoentes à CPI da Covid, ocasião em que negou que o governo tenha feito indicação da cloroquina para o tratamento da Covid-19, mas apenas orientado o seu uso. A secretária não explicou a diferença aos senadores da CPI, quando questionada.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.